PROJETO
MAPAS DE ÁREAS SENSÍVEIS
OBJETIVO
Melhorar o entendimento dos padrões de distribuição espacial relacionada com as áreas sensíveis dentro dos campi da UFBA.
PROPOSTA
A presente proposta traz como solução a utilização de mapas de áreas sensíveis para o auxílio no processo de tomada de decisões referentes ao que vem tornando áreas relativamente mais perigosas nos campi da Universidade Federal da Bahia. Como construir esse mapa? Trabalhando com vulnerabilidades diferentes para crimes diferentes, como:
Roubo → (trânsito de pessoas desacompanhadas ou em pequenos grupos, falta de visibilidade, locais onde assaltantes possam aguardar as vítimas);
Furto → (locais com equipamentos de alto custo, portas e acesso sem manutenção, rotas sem registro por câmera);
Violência sexual → (trânsito de mulheres, falhas na iluminação, horários com menos movimentação de pessoas);
A partir dessas informações, podemos espacializar e compreender essa distribuição, o nosso produto final será um mapa no formato pdf enfatizando a região afetada e o motivo.
JUSTIFICATIVA
Existe a necessidade do conhecimento dos locais onde a comunidade da UFBA sente uma insegurança pelo fato de diversos fatores, a clareza e a confiabilidade na localização destes lugares e do entorno do problema otimiza a logística e ajusta a situação com uma maior velocidade trazendo uma maior sensação de segurança para toda a comunidade.
AÇÕES NECESSÁRIAS
- Elaboração do mapa de base, a partir de base cartográfica pré-existente;
- Verificar com a COSEG quais são as áreas sensíveis;
- Categorizar as áreas conforme os tipos/níveis de vulnerabilidade (áreas mais suscetíveis a roubos, assédio sexual, entre outros);
- Realização de vôos com o drone para monitoramento e verificação destas áreas;
- Parceria com docentes e discentes do curso de transporte terrestre para subsidiar os estudos referentes ao tráfego de pessoas por gênero;
PLANOS DE INFORMAÇÃO
Plano de informação
|
Atributos
|
Fonte (s)
|
Pontos de iluminação externa
|
Situação Operacional
|
Sumai, vôo noturno, geocolaboração, canal de segurança
|
Vegetação
|
Porte, Situação
|
Sumai, vôo diurno, geocolaboração, canal de segurança
|
Trecho de perímetro
|
Tipo de fechamento, Situação
|
Sumai, vôo diurno, geocolaboração, canal de segurança
|
Vias de acesso
|
Situação da pavimentação
|
Sumai, vôo diurno, geocolaboração, canal de segurança
|
Tráfego de pessoas
|
Quantidade, gênero, horário
|
Departamento de Transporte Terrestre
|
Vulnerabilidade
|
Tipo (roubo, furto,violência sexual), nível de vulnerabilidade
|
COSEG, Geocolaboração
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário