SIG




Projeto

Sistema de Informações Geográfica (SIG) para a COSEG

Objetivo

Implementar na COSEG ferramenta computacional útil para visualização e manipulação de dados geoespaciais para fins de tomada de decisões no que diz respeito a segurança no campi da UFBA.

Proposta

Utilizar o Quantum GIS  personalizado com instalação de Plugins, rotinas pré-definidas de análise e layouts conectado com  banco de dados geoespaciais instalado no servidor de mapas da UFBA e conectado em tempo real a dados oriundos de geocolaboração da comunidade UFBA.

Justificativa

Diante do aumento da criminalidade no campi da UFBA, há necessidade de se combater os problemas causados com o aumento dos crimes e para isso é necessário a  modernização dos procedimentos da COSEG, através da introdução de mecanismos informatizados que agilizem e tornem mais precisos os resultados obtidos através de análises substanciais dos índices de criminalidade, facilitando as ações de prevenção e combate à violência.
Cada vez mais as políticas de segurança contam com uma série de tecnologias informacionais capazes de auxiliar o modo de operá-las e de distribuí-las. O Sistema de Informação Geográfica – SIG faz parte dessa tecnologia, e vem sendo utilizado como importante instrumento de otimização por se tratar de um conjunto de técnicas que conta com a localização espacial e do processamento de dados.
O SIG é um sistema, com grande capacidade de acessar e integrar diferentes níveis de informações (combate da criminalidade e ao planejamento de estratégias de ação), relevantes baseadas em pontos e coordenadas geográficas, possibilita também pesquisas de interfaces para informações geográficas via Internet. Consequentemente tornará possível o desenvolvimento de ferramentas de mapeamento para o acesso, exibição e análise espacial de dados de ocorrências de crimes, de criminosos e outras informações relevantes baseadas em locais geográficos.
Neste contexto, a tecnologia de SIG aparece como uma ferramenta computacional importante no alcance de objetivos como, por exemplo: a segurança do aluno e do cidadão que frequenta o campi, a redução de índices de violência, o combate e prevenção de crimes, propiciando deste modo, uma relação de confiança e cooperação entre a Coordenação de Gestão de Segurança – COSEG e os frequentadores da Universidade Federal da Bahia – UFBA.
As possibilidades proporcionadas pela análise espacial num SIG são praticamente ilimitadas: análise das zonas quentes, da direção e distância da recuperação de itens roubados ou furtados, identificação das áreas de ações frequentes, cálculo de taxas específicas para a área, determinação de áreas para reforçar a segurança, entre outras.
Além disso, este SIG poderá também contemplar o Botão de Pânico, que é uma forma de conectar dados dinâmicos ao SIG. O Botão de Pânico será  um aplicativo para smartphones, que será acionado pelo usuário cadastrado quando ocorrer algum tipo de crime. Imediatamente após o acionamento a informação é registrada no banco de dados com a localização exata de onde o botão foi acionado, sendo assim o SIG contará também com dados enviados em tempo real, possibilitando essa e outras soluções com base na localização.
O QuantumGIS é o software ideal para COSEG, pois se trata de um software desktop livre e de código aberto. Além disso o QGIS oferece uma interface gráfica simples e fácil de utilizar, é multiplataforma, permite importar e exportar diferentes formatos de dados, além de permitir trabalhar com web service, como o OpenStreatMap, por exemplo.

Ações Necessárias
  • Utilizar como base o Banco de Dados Geográfico proposto na IDE;
  • Instalar o software;
  • Personalizar o Software:
  • Personalizar o Software com a instalação de plugins, criação de scripts e definição de rotinas;
  • Definir metodologias e técnicas de análise de dados espaciais;
  • Realizar treinamentos para a manipulação do SIG;
  • Selecionar tutoriais que sirvam como apoio os usuários do SIG;
  • Elaborar formulários de acordo com demandas da equipe da COSEG;
 
Viabilidade

Diante do exposto, acredita-se que é viável para a COSEG a utilização do SIG para a identificação das áreas de maior ocorrências de crimes, pois promoverá melhor reconhecimento das áreas mais críticas através de informações mais precisas. Além disso, considera-se também a viabilidade econômica, tendo em vista que está sendo proposto a utilização de softwares livre de Sistemas de Informações Geográficas (SIG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário